PSICOTERAPIA IDOSOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como  idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Porém este limite tem  uma especifidade  para que se dê os efeitos legais para o cumprimento de algumas regras estatutárias.

Com o  avançar da idade, as pessoas se encontram defronte à diversas mudanças como é próprio de todas as fases da vida. O desfrutar da vida nesta idade vai depender de como é percebida  as mudanças nesta etapa. Se houverem dificuldades de lidar e transformar as rotinas, não sendo possível a superação  sozinho,  é importante buscar auxílio profissional para que  o enfrentamento destas alterações não se tornem quadros de ansiedade, depressão entre outros problemas psicológicos e emocionais.
As mudanças próprias desta fase podem ser: as perdas, como a morte de um ente querido(luto); os filhos que seguem suas vidas (síndrome do ninho vazio); aposentadoria; os conflitos relacionais; a mudança de papeis sociais; entre outros.
O profissional de Psicologia se coloca na posição de trabalhar com a pessoa que passa pela situação e com a família quando for preciso.