ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A Orientação Profissional na Psicologia é um campo de estudo e atuação que tem como objetivo compreender aptidões, interesses, dificuldades e processos de escolha de indivíduos quando o assunto é profissão e carreira. Tudo isso com o objetivo de desenvolver métodos e ferramentas que auxiliem a tomada de decisões nessa área tão importante da vida. A orientação profissional tem como objetivo principal dar suporte psicológico e orientações referentes ao mercado de trabalho, ou mais especificamente, para oportunidades de emprego ou uma orientação particular mais detalhada sobre a carreira profissional. A Psicologia ocupa papel importantíssimo tanto na orientação profissional quanto na utilização dos testes.
 

A orientação profissional psicológica geralmente é feita ao longo de diferentes sessões, que incluem uma entrevista, uma série de testes e, por fim, um delineamento do perfil dos consulentes.

A orientação profissional contribui ainda para o autoconhecimento e pode favorecer o desenvolvimento pessoal.

É útil para adolescentes e jovens adultos  que se preparam  para prestar o Enem;Estudantes universitários insatisfeitos com o curso e considerando uma transferência de faculdadeprofissionais já formados, mas que querem mudar de área; profissionais que desejam tomar decisões importantes ou efetuar algum tipo de mudança em suas carreiras;entre outras pessoas que se encontram diante de algum impasse na vida profissional.


Ficou interessado(a) em iniciar um processo de orientação profissional?  Marque seu horário.


São muitas as estratégias usadas e que criam as condições para que você possa se conhecer melhor, bem como esclarecer dúvidas e estabelecer os objetivos para o futuro. O processo da orientação profissional direciona você para o autoconhecimento. ... O autoconhecimento contribui para o sucesso das suas decisões.